
Mercado Animação Infantil
O Mercado de Animação Infantil segundo o SEBRAE (2015):
‘’O Brasil possui 55 milhões de crianças com menos de 14 anos, ou 38% da população. Para um país jovem assim, a indústria de brinquedos já fatura cifras superiores a R$ 1 bilhão por ano, registrando um vertiginoso crescimento ano a ano. ABRINQ, 2010. Parte deste sucesso é atribuída a personagens de filmes, de desenhos animados e de videogames. As crianças estão muito mais midiáticas, recebendo centenas de mensagens diárias através do cinema e da televisão. Um estudo feito pela consultoria Multifocus apontou que 99% das crianças assistem à televisão, 87% ouvem rádio e 34% usam a internet.
Tal fenômeno exerce influência no mercado de festas infantis, que promove a decoração temática baseada em personagens da moda. Como a demanda era muito maior do que a oferta, o setor cresceu 50% nos últimos três anos. Somente o setor de buffet infantil movimenta mais de R$ 500 milhões por ano no Brasil, contando com cerca de 1.100 empresas formalizadas, sendo 450 só na cidade de São Paulo. Por volta de 170 novos buffets são construídos anualmente.
•
O mercado de festas infantis fomenta um amplo número de segmentos especializados: buffets, decoração, recreação, oficinas, cabeleireiros e camarins, personagens, locação de brinquedos, shows, foto e filmagem, lembrancinhas e convites. Por envolver muitos serviços, o setor é grande gerador de trabalho e renda. Algumas casas especializadas se encarregam da organização de todos os detalhes, mas a atividade exige a participação de vários terceirizados, como decoradores com balões e temas infantis, salgadeiras, doceiras, garçons, copeiros, recreadores, fotógrafos e animadores. Porém, este boom de festas infantis atraiu uma grande variedade de empresas, acirrando a concorrência no mercado. A melhor alternativa para se destacar no segmento ainda é apresentar um diferencial nos serviços prestados (preço, atendimento, inovação).’’
Fonte: Série Idéia de Negócios. Autor Fábio de Oliveira Nobre Formiga. 2015.